back to top
Terça-feira, Junho 25, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

“Barcos do Tâmega”, de António Aires

Dia 8 de maio, vai ser apresentado o livro “Barcos do Tâmega” de António Aires, às 16h00, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.
AMARANTE – Resultado de uma vasta investigação, da leitura de fontes bibliográficas e de um contínuo trabalho de campo, “Barcos do Tâmega” aborda aspetos etnográficos que merecem ser fixados para conhecimento vindouro, e da história local, alguns desconhecidos ou esquecidos. Alguns dos documentos apresentados estão a ser usados pela primeira vez.
“O tema deste livro toca diretamente o coração dos amarantinos. Somos convidados a revisitar as memórias, conhecer outros lugares e enquadramentos, de espaços atuais, mas de um tempo diferente, mesmo para quem o viveu. Este é um trabalho que suporta a nossa memória coletiva e ajuda a que seja fortalecida e valorizada. São livros como este, que retratam uma certa vida privada e simbólica de uma comunidade, que constroem as nossas memórias”, afirma José Luís Gaspar, presidente do Município.
Neste livro, editado pela Câmara Municipal de Amarante, são abordados temas como a navegabilidade do Tâmega, a pesca, as pontes, as barcas de passagem, os barcos e guigas, as cheias e o garimpo do estanho nas areias do Tâmega. É também feito um levantamento de todo o património construído, associado aos inúmeros açudes, desde o centro de Amarante até aos limites da freguesia de Rebordelo, as praias fluviais e a exploração de areias, lavadeiras e outros assuntos de valor etnográfico.
António Francisco Esteves Aires, autor de “Barcos do Tâmega”, nasceu a 18 de dezembro de 1955, em Amarante (São Gonçalo). É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e professor aposentado.
Pode ser uma imagem de texto
—————————–
Info e foto CM Amarante
https://www.facebook.com/1419025205031233/photos/pb.100064365984640.-2207520000../3095879557345781/?type=3
——————————-

Popular Articles