back to top
Segunda-feira, Julho 22, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

A ponte de Varziela

A Ponte da Varziela é uma ponte “medieval” sobre a ribeira da Varziela, afluente do rio Laboreiro, no perímetro do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a noroeste da inverneira de Varziela, em Castro Laboreiro.
Construída na época medieval, a ponte foi erguida para substituir uma outra anterior da era Romana, que permitia a passagem do ribeiro em direcção a umas minas de ouro exploradas pelos Romanos, a cerca de 60 metros da margem direita.
Encerradas as minas e acentuando-se a ruralização do território, a ponte tornou-se local de passagem para as comunidades de habitação sazonal, que viviam da transumância, sendo a pastorícia e a exploração de gado a sua principal fonte de subsistência, alem do apoio a estas comunidades locais a ponte da Varziela tem grande importância na organização do povoamento e comunicações medievais regionais.
Pois temos de relacionar esta ponte com a rede viária minhoto-galaica que colocava Castro Laboreiro na ligação entre Melgaço, Arcos de Valdevez e Brande, por Entrimo e Loios.
A data da sua construção não é precisa, estimando-se que decorreu entre os séculos XII e XIV.
Trata-se de uma construção de arco de volta perfeito, de aduelas iguais trabalhadas a pico fino, possuindo no intradorso orifícios para encaixe do zimbre, alicerçado na rocha de granito que aflora nas margens, e uma rampa com dois metros de largura, a ponte de tabuleiro em cavalete suave possui guardas formadas por blocos de granito, de pedra aparelhada, colocados verticalmente e umas alminhas talhadas em granito a sua entrada.
O pavimento é formado por grandes lajes

Como chegar à ponte de Varziela

(42° 1’37.92″N 08° 8’44.93″W) “inverneira” de Varziela – Castro Laboreiro – Melgaço – Portugal
Por Daniel Jorge

Popular Articles