back to top
Quinta-feira, Junho 13, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

O regresso dos Cavaleiros Medievais a Bragança

O Regresso dos Cavaleiros Medievais a Bragança – Em 2022, durante 5 dias o magnífico cenário das muralhas, da cidadela e da torre de menagem do imponente Castelo de Bragança recuou ao Seculo XIV, onde não faltou música, dança, trajes medievais, história e muita animação neste regresso da Festa da História.
Os finais de tarde e noite, ficaram marcados pelo Torneio Medieval e também pela recriação histórica do cerco e assalto ao castelo pelas tropas castelhanas e a retoma da sua posse após a assinatura do Tratado de Alcoutim, em 1371, resultando na muito ansiada paz.

Dom Dinis e o Castelo

Segundo a história, sob o reinado de D. Dinis, determinou-se em 1293 erguer um segundo perímetro amuralhado do Castelo, o que indica a prosperidade do povoado. O seu sucessor, D. Afonso IV, ao subir ao trono, confiscou os bens de seu irmão ilegítimo, D. Afonso Sanches, que então residia na vila de Albuquerque.
Defendendo os seus interesses, D. Afonso Sanches declarou guerra ao soberano e invadiu Portugal pela fronteira de Bragança, matando gentes, saqueando bens e destruindo propriedades.
A paz seria acordada, com dificuldade, pela viúva de D. Dinis, a Rainha Santa Isabel.
Posteriormente, já sob o reinado de D. Fernando, o castelo de Bragança recebeu obras de beneficiação. Nesta fase, em virtude do envolvimento do soberano português na disputa sucessória de Castela, Bragança foi cercada e ocupada pelas tropas castelhanas, retornando à posse portuguesa só depois da assinatura do Tratado de Alcoutim de 1371.

Localização:

(41°48’13.76″N 6°44’55.65″W) Castelo – Bragança – Trás-Os-Montes – Região Norte – Portugal
________________
Detalhes… no reino encantado de Trás-os-Montes… Cavaleiros medievais na Festa da História 2022 – Bragança…
“Saber sacrificar tudo a um dever é a principal e mais difícil ciência que nós temos de aprender na vida.“ – Júlio Dinis

Popular Articles