back to top
Sexta-feira, Junho 21, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

O Boi na estrada do Gerêz

O Boi na estrada do Gerêz

Ao percorrer as estradas que serpenteiam a montanha da Peneda – neste caso em plena serra da Peneda, na estrada EN202 que liga o Santuário de Nossa Senhora da Peneda e Lamas de Mouro, é vulgar ver este belos animais pela estrada, ou mesmo na floresta junto a estrada, e dependendo da hora, uns a pastar, ou caso seja hora, de regresso a casa. O mais curioso é que estes animais andam sozinhos, e não fogem…
É um fantástico encontro com a Natureza e ruralidade que felizmente ainda vai resistindo do interior do nosso “cantinho a beira-mar plantado”.
Desde a várias centenas de anos por “estas bandas” o gado bovino é utilizado em várias vertentes, como ferramenta agrícola ( m verdadeiro “trator”) quer puxando o arado, como puxando o carro de bois, dando leite e carne e não menos importante como elemento principal na produção de “estrume” que durante muitos e longos anos era o único fertilizante utilizado para ajudar à produção agrícola.

Localização

(42° 0’24.65″N 8°12’26.47″W) N202 – Serra da Peneda – Lamas de Mouro – Melgaço – Parque Nacional Peneda-Gerês – Minho -Portugal.

Autor

___
Detalhes… Pelo reino encantado do P.N. da Peneda-Gerês… Gado bovino na estrada…
“Quando não se tem aquilo que se gosta é necessário gostar-se daquilo que se tem.“ – Eça de Queiroz
– O Boi na estrada do Gerêz

Popular Articles