back to top
Terça-feira, Junho 25, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Lintel transmontano de portas e janelas

Lintel transmontano de portas e janelas – O engenho humano para resolver os problemas do dia a dia é fantástico, como esta solução para o Lintel desta porta, onde se utilizou um velho eixo de carro de bois.
Em arquitetura, um lintel é uma peça dura de materiais diversos que assenta nas ombreiras ou jambas e constitui o acabamento da parte superior de portas e janelas; sendo também chamado de dintel, padieira ou verga. Pode também ser chamado de someiro quando construído em madeira, num vão cujas ombreiras são executadas em argamassa.
Esta porta é de uma casa rústica rural toda construído em alvenaria de Xisto na aldeia transmontana de Pinhovelo
Esta pequena aldeia do interior Norte de Portugal outrora já muito importante tendo sido município (“Vila”) e infelizmente hoje quase passa despercebida e quase sem população.
Hoje em dia a aldeia de Pinhovelo, e das mais pequena do Distrito de Bragança que outrora foram município, e a comprovar ostenta bem no meio da pequena aldeia, o seu majestoso Pelourinho Quinhentista, hoje esta aldeia pertence a freguesia de Amendoeira no Concelho de Macedo de Cavaleiros
Pinhovelo foi um importante povoado medieval, a julgar pela sua elevação a “vila”, conforme referência nas Inquirições realizadas no reinado de D. Dinis, tendo o estatuto, ter sido confirmado a posteriori através do foral de D. Manuel I, em 1510.
Para terem uma ideia, no Distrito de Bragança que hoje tem 12 municípios, existem 38 pelourinhos, o que demonstra a importância das suas povoações durante a idade média e até ao século XVI.
(41°32’28.26″N 06°59’34.92″W) Pinhovelo – Amendoeira – Macedo de Cavaleiros – Bragança – Trás-os-Montes – Região Norte – Portugal
“Comece de onde você está. Use o que você tem. Faça o que puder. “ – Arthur Ashe

Popular Articles