back to top
Quinta-feira, Junho 13, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Fonte de Mergulho em Pitões de Júnias…

GERÊZ – Percorrendo as velhas ruas de Pitões de Júnias, encontramos em cada esquina verdadeiras pérolas da arte e cultura popular, de um saber que se perde nas brumas do tempo, sem dúvida que esta aldeia é palco de ancestrais tradições que mergulham fundo nas raízes culturais romanas, como deixa transparecer esta ancestral fonte de Mergulho ou de chafurdo já a saída da aldeia.
*
As Fontes de mergulho ou de chafurdo são, na sua grande parte, construídas em granito, num nível inferior ao do solo, em que se retirava a água, submergindo vasilhas, cântaros de barro ou pechorras.
*
Segundo alguns estudiosos mutas das fontes de mergulho são de origem romana, e muitas delas construídas já na idade média e caracterizadas pela arquitetura românica em que a cobertura de granito em arco de volta caracteristico das construções medievais.
*
Do ponto de vista de estudo histórico pouco existe e é permanente que se faça um levantamento estudo e conservação/restauro deste tipo de equipamento publico, que aos poucos vai sendo destruído ou adulterado um pouco por todo o nosso País.
*
A fonte de Pitões de Júnias é uma característica fonte de chafurdo, ou de mergulho, ou seja, uma fonte que não tem bica mas apenas um tanque, no qual se “mergulha” um recipiente para retirar a água do ponto de vista arquitetónico é muito similar a outras fontes espalhadas por vários locais de Montalegre, apresentando uma forma exterior é rectangular e possui cornija de desenho diferenciado com profundidade de meio metro, onde estão colocados, em cada canto, dois pináculos e, no centro, uma cruz latina.
*
São visíveis preocupações decorativas, apresentando a superfície parietal rematada por fris e dois pináculos no coroamento e uma cruz simples.
(41°50’27.56″N 07°56’49.99″W) Pitões das Júnias – Montalegre – PN Peneda-Geres – Portugal
“Coloque-se sempre de frente para a vida, porque, se não o fizer, estará dando as costas à realidade.” – Carlos Bernardo González Pecotche
Fonte do Mergulho em Pitões das Júnias

Popular Articles