back to top
Terça-feira, Junho 25, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Olha a Igreja de Paderne

PADERNE – Edifício românico datado do século XIII, que sofreu diversas alterações ao longo dos séculos. Destacam-se os portais românicos, a cachorrada, o óculo e os arcos ogivais.
*
Quanto a história da igreja românica é particularmente complexa, em especial a que se relaciona com as suas origens. Na primeira metade do século XII, o local foi sede de um mosteiro feminino, cuja fundação é atribuída a D. Paterna, no século XI, comunidade a que D. Afonso Henriques passou carta de couto (1141), em agradecimento pelo auxílio das monjas na tomada do castelo de Castro Laboreiro.
*
No século XII o convento passou para os Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. A quem é atribuída a construção de este templo.
*
Recebeu obras de reforma no século XVII e no século XVIII, que lhe alteraram janelas, altares, e os revestimentos do interior.
*
Como curiosidade a povoação tomou inicialmente o nome de Paterna, porque ao convento se dava o nome de Mosteiro da Paterna (da fundadora), vindo posteriormente a transformar-se, por corrupção do nome, no actual Paderne.
(42° 5’22.18″N 8°16’27.39″W) Paderne – Melgaço – Viana do Castelo – Minho – Região Norte – Portugal

“A felicidade é uma soma significativa de coisas insignificantes.”- Pedro Chagas Freitas

Popular Articles