back to top
Quinta-feira, Junho 13, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Fonte de São João em Melgaço

MELGAÇO – A Fonte setecentista de São João da praça da República em Melgaço, apresenta uma decoração elaborada, ostentando sete inscrições e com um nicho central, data da segunda metade do século XVIII.
Foi transferida para a localização actual em 1903, o espaldar de planta rectangular e corpo de cantaria, inferiormente marcando embasamento, sendo definido por pilastras toscanas, ostentando pequena inscrição no topo, coroadas por pináculos tipo pinha, assentes em acrotérios alteados e adelgaçados.
Estes enquadram o remate em empena, com friso e cornija, sobrepujado por pináculo. e a água jorra por uma carranca, com rosto antropomórfico, de cabelos ondulados lateralmente, contendo torneira, ladeada por duas serpentes com cabeça de dragão.
*

Representação do Agnus Dei

Em cima aparece uma representação do Agnus Dei, e uma representação de São João a baptizar Cristo.
Na fonte está uma inscrição em latim, que informa de que esta obra foi mandada fazer em 1780 pelo Doutor João Pedro de Sales Ribeiro, juiz de fora, à sua custa e com as contribuições voluntárias de nobres e clérigos.
*
(42° 6’52.95″N 08°15’28.79″W) Melgaço – Viana do Castelo – Minho – Portugal

“Ninguém entra em um mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece já não se é o mesmo, assim como as águas já serão outras.” – Heráclito

Fonte de São Joao de Melgaço

 

Popular Articles