back to top
Terça-feira, Junho 25, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

A Torre de Menagem em Braga

A Torre de Menagem em granito, com cerca de trinta metros, assinala uma das cinco torres que constituíam os pontos de vigia nas muralhas medievais, e é quase só o que resta do antigo castelo medieval da cidade de Braga.
*
A cidade de Bracara Augusta é anterior à Invasão romana da Península Ibérica, o astrónomo e geógrafo grego Claudius Ptolemeu, em meados do século II, referiu na sua obra, que a cidade de Bracara Augusta era anterior à Invasão romana da Península Ibérica.
*
A pesquisa arqueológica, conduzida pela Universidade do Minho, identificou uma cerca defensiva com planta poligonal, reforçada por torreões de planta semicircular, que remonta ao século III.
*
À época das invasões bárbaras, por sua importância e tradição, a cidade foi escolhida como capital do reino dos Suevos, passando depois para as mãos dos Visigodos, saqueada e ocupada pelos Muçulmanos, conquistada mais tarde pelas forças cristãs do Reino da Galiza.
*
Embora não existam informações seguras sobre a evolução de suas defesas nestes períodos conturbados, sabe-se que, a partir do século XI, uma segunda cerca estava em construção, a Sul e a Oeste, complementando o troço Norte da antiga muralha romana.
*
Sob o reinado de D. Dinis iniciou uma nova cerca, complementada pela Torre de Menagem que ostenta o brasão de D. Fernando, pelo facto que as obras terminaram já no seu reinado.
*
A cerca medieval era composta por cinco torres e oito portas, das quais ainda existem a Torre da Porta Nova, a Porta e Torre de Santiago e a Torre de São Sebastião. A área do castelo foi demolida em 1906, restando apenas a sua Torre de Menagem.
(41°33’4.71″N 8°25’26.09″W) Braga – Minho – Região Norte – Portugal

“O verdadeiro homem mede a sua força quando se defronta com o obstáculo.” – Antoine de Saint-Exupéry

Popular Articles