back to top
Terça-feira, Junho 25, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Os jardins da Casa de Mateus

Os jardins da Casa de Mateus

Vista parcial dos fantásticos jardins que circundam o Palácio Mateus. A Casa de Mateus em Vila Real, é mandada construir na primeira metade do século XVIII por António José Botelho Mourão, 3º Morgado de Mateus. Substitui-se à casa da família já existente no local em inícios do século XVII.
De arquitectura barroca, de gosto italiano, é atribuída a Nicolau Nasoni pela coerência do estilo e semelhança com outras obras de sua autoria. Segundo Robert Smith, especialista na sua obra, o arquitecto terá dedicado à construção da Casa, ou pelo menos à sua fachada central e decoração, os anos entre 1739 a 1743.
Para além do esplendor barroco da fachada principal e da riqueza da decoração, composta por cimalhas curvas, frontões, pináculos e estatuária, impressiona a racionalidade da planta e o rigor da métrica e da modulação.
O Palácio possui jardins envolventes, de planta em L invertido, organizado em terraços ou parterres, de suave declive, Segundo alguns estudiosos, os Jardins do Palácio Mateus seguem uma “linguagem revivalista neobarroca.”
A maioria com canteiros de buxos talhados com formas geométricas, de linguagem formal, de influência francesa, sendo parcialmente estruturado por eixo longitudinal conferido pelo centro da fachada do palácio, que atravessa um dos terraços, se acentua por túnel de buxo e se prolonga para a quinta através de uma latada.
Para além do jardim, surgem os terrenos de cultivo, plantados com vinha, pomares e as hortas.
(41°17’46.43″N 07°42’42.27″W) Palácio Mateus – Mateus – Vila Real – Trás-os-Montes – Região Norte Portugal
Por Daniel Jorge
Os jardins da casa de Mateus

Popular Articles