back to top
Quinta-feira, Junho 13, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

A Igreja de Santa Maria Maior de Barcelos

 

Igreja de Santa Maria Maior de Barcelos, também referida como Igreja Paroquial de Barcelos ou Colegiada de Barcelos,  fonstruída no século XIV em estilo gótico e está no centro da cidade. E é monumento nacional de 1927.

Trata-se de um edifício do século XIV de perfil arcaico, situado estilisticamente na transição entre o românico e o gótico dado que a igreja  é o resultado de uma remodelação de um edifício anterior.

A rosácea neogótica

Preste atenção à rosácea neogótica instalada durante os restauros do século XX, e à direita da igreja repare na torre sineira do século XVIII.  Externamente a igreja apresenta uma série de volumes de diferentes épocas, que correspondem à sacristia e a diversas capelas dos séculos XVI, XVII e XVIII. As três capelas da cabeceira tem um aspecto exterior neogótico, resultado dos restauros do século XX. Um dos portais laterais com nicho é de feição maneirista do século XVII.

Interior da Matriz vista em direcção da capela-mor

O interior é constituído por três naves, onde se destacam catorze painéis formados por diversos azulejos  azuis e brancos setecentistas (século XVIII). Existiam mais painéis, mas foram retirados durante as remodelações efetuadas no início do século XX.

___________________

A Igreja de Santa Maria Maior de Barcelos

Popular Articles