back to top
Sábado, Junho 15, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Castro de São Lourenço

Esposende – O Castro de São Lourenço ergue-se no monte do mesmo nome a uma altura de 200 metros acima do nível do mar, num dos esporões graníticos da arriba fóssil que se estende desde o Monte Faro (Palmeira de Faro) até São Paio de Antas (Esposende).
O castro de S. Lourenço é um povoado fortificado, no qual foram encontrados vestígios que recuam ao séc. IV a.C. Desde o séc. II a.C. que as casas vão sendo construídas por todo o monte em patamares, toda a área esta repartida por sectores onde se podem observar várias fases da ocupação do Local Sector “CV”.
“O espaço do sector CV terá sido ocupado entre o século VI a.C. e meados do século I d.C.
A área escavada corresponde a núcleos familiares compostos por casas de habitação, anexos, espaços de circulação e casa armazém.
A ausência de telha (tegulla e imbrex) e a presença de placas de xisto reforça a possibilidade das coberturas serem em materiais perecíveis (como o colmo). S placas de xisto serviriam para reforçar os beirais e prevenir a destruição precoce.
No espaço entre a casa armazém e a penedia destacam-se as placas de xisto incrustadas no piso. Colocadas em cutelo ao longo da penedia, protegeriam da água a lareira que ali ardia e a parede do edifício rectangular, encaminhando-a para o ladejado.
O núcleo parcialmente restaurado corresponde à última reformulação e ocupação deste sector no século I d.C. É composto por duas habitações de tendência circular e de uma terceira de formato sub-rectangular, com ângulos arredondados.
Com o restauro pretende-se que o visitante recue dois mil anos e conviva com alguns dos modelos habitacionais dos nosso directos antepassados”
Informação retirada da placa explicativa no local.
(41°33’22.64″N 08°45’41.84″W) Vila Chã – Esposende – Braga- Minho -Região Norte – Portugal
“A consciência é como a vesícula: a gente só se preocupa com ela quando dói. “ – Stanislaw Ponte Preta
Esposende – O Castro de São Lourenço

Popular Articles