back to top
Terça-feira, Junho 25, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Palácio da Bolsa, o nascimento da cidade burguesa do Porto

Palácio da Bolsa, ou Palácio da Associação Comercial do Porto, na cidade do Porto, em Portugal, começou a ser construído em Outubro de 1842, em virtude do encerramento da Casa da Bolsa do Comércio, o que obrigou temporariamente os comerciantes portuenses a discutirem os seus negócios na Rua dos Ingleses, em pleno ar livre.

Com uma mistura de estilos arquitectónicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopaladiano inglês. Nas ainda por dentro e revestido a ouro.

Sede da Associação Comercial do Porto, serve agora para os mais diversos eventos culturais, sociais e políticos da cidade. O Salão Árabe detém o maior destaque de todas as salas do palácio devido, como o nome indica, a estuques do século XIX legendados a ouro com caracteres arábicos que preenchem as paredes e tecto da sala. É neste salão que tem lugar as homenagens a chefes-de-estado que visitam a cidade.

Na Sala dos Retratos encontra-se uma famosa mesa do entalhador Zeferino José Pinto que levou três anos a ser construída, revelando-se um “exemplar altamente qualificado em todas as exposições internacionais a que concorreu”. (texto:https://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_da_Bolsa

Salão Árabe do Palácio da Bolsa:

Palácio da Bolsa, o nascimento da cidade burguesa do Porto
#porto #paláciodabolsa #palácio #bolsa #associação

Popular Articles