back to top
Terça-feira, Junho 25, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Casa de Mateus – glória arquitectónica do século XVIII

A entrada principal do magnifico Palácio Mateus, obra exemplar da arquitectura barroca de gosto Italiano, atribuído ao arquitecto Nicolau Nasoni, autor de vários palácio e outras na Região Norte de Portugal. É o que vê na foto, mas saiba que:
A Casa de Mateus foi mandada construir na primeira metade do século XVIII por António José Botelho Mourão, 3º Morgado de Mateus. Substitui-se à casa da família já existente no local em inícios do século XVII.
De arquitectura barroca, de gosto italiano, é atribuída a Nicolau Nasoni pela coerência do estilo e semelhança com outras obras de sua autoria. Segundo Robert Smith, especialista na sua obra, o arquitecto terá dedicado à construção da Casa, ou pelo menos à sua fachada central e decoração, entre os anos de 1739 a 1743.
Para além do esplendor barroco da fachada principal e da riqueza da decoração, composta por cimalhas curvas, frontões, pináculos e estatuária, impressiona a racionalidade da planta e o rigor da métrica e da modulação.
A planta inscreve-se num rectângulo, e divide-se em dois quadrados vazados ao centro, que criam várias alas e compõem dois pátios ligados entre si por grandes aberturas no piso térreo.
O pátio frontal é aberto libertando a vista da fachada principal recuada e voltada a poente, e o posterior é encerrado, e definem através dos grandes vãos do rés-do-chão um eixo central de perspectiva que atravessa toda a construção, e constitui um enfiamento de expressão clássica e grande harmonia.
O acesso ao piso nobre faz-se por duplas escadarias que se repetem nas fachadas transversais dos dois pátios, duas a poente e uma a nascente, e acentuam a simetria e o movimento barroco de toda a ornamentação.
O granito amarelo constrói as paredes duplas e desenha as cantarias, e a madeira de castanho aparente compõe as portadas, a talha que trabalha os tectos de caixotão simples ou abobadado e as sobreportas com motivos da heráldica da família.
(41°17’48.72″N 7°42’45.63″W) – Vila Real – Trás-os-Montes – Região Norte – Portugal

“Os pais somente podem dar bons conselhos e indicar bons caminhos aos seus filhos, mas a formação final do seu carácter está em suas próprias mãos.“Anne Frank

Popular Articles