É uma visão do infinito, que começa na foz do rio Minho, percorre a praia de Moledo, a Ínsua ou Ínsua de Santo Isidro com o seu velho forte que primeiro foi mosteiro, o Pinhal do Camarido e o Monte de Santa Tecla, em Espanha.
Pelos contornos nos faz imaginar um pequeno vulcão, onde existiu uma grande cidade: a citânia castro-de-santa-tegra que se estima que terão vivido ali entre três mil a cinco mil pessoas, no século IV a.C.
Esta paradisíaca paisagem desde o miradouro do Monte do Sino dos Mouros, deixamos com uma emoção que corta a respiração.
O miradouro fica no alto da encosta, outrora avistado de todos os pontos de Moledo e donde se pode ainda desfrutar uma paisagem fantástica, fica, incrustado num conjunto de penedos, marcado pelo Cruzeiro do Sino dos Mouros (nome que se deve à existência de uma laje granítica de grandes dimensões e cujo som, ao bater com uma pedra, lembra o tocar dos sinos).
Também conhecido por Cruzeiro do Facho (por ter servido de atalaia, isto é, vigia, no tempo dos lusitanos e local onde se acendia um luzeiro durante a guerra peninsular com os franceses), foi mandado construir por Manuel Busquets de Aguilar e pelo Padre José Baptista Alves Lírio.
A sua edificação (1940) pretendeu comemorar o oitavo centenário da fundação da nacionalidade portuguesa e o terceiro da sua restauração. Sobre a peanha, em degraus de granito, assenta a cruz em cimento armado.
O Textos, da revista Evasões e da página do Turismo do Porto e Norte de Portugal
Como chegar ao Sino dos Mouros em Caminha
(41°50’13.52″N 08°51’59.69″W) Monte do Sino dos Mouros – Moledo – Caminha – Viana do Castelo – Portugal
Por Daniel Jorge
#Moledo#Praia#PraiaDeMoledo#RioMinho#ForteDaInsua#insua#Convento#Fortaleza#SantaTecla#MiradouroDoSinoDosMouros#Caminha#VianaDoCastelo#Minho#Portugal ©Daniel Jorge https://www.facebook.com/fotos.djtc
VEJA MAIS EM VIANA DO CASTELO:
JANELA MANUELINA – EDIFÍCIO CÂMARA MUNICIPAL
FORTIM DA AREOSA – OCEANO ATLÂNTICO VIANA
MOSTEIRO BENEDITINO DE SANFINS