back to top
Sexta-feira, Junho 21, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

O Mosteiro Beneditino de Sanfins

Passear pelo Minho é um encanto e encontramos em cada virar da “esquina” verdadeiras pérolas de Portugal, não seja esta região o berço de Portugal… É o caso da magnifica Igreja de arquitectura românica do Mosteiro Beneditino de Sanfins.
O famoso Mosteiro Beneditino de Sanfins, onde existe um dos melhores exemplares da arquitectura românica do norte de Portugal.
A origem deste mosteiro remonta aos primórdios da nacionalidade, embora o convento seja muito posterior. E onde a degradação é bem evidente, mas felizmente que há indícios que se está a fazer algo para a sua requalificação e evitar como em muitos outros locais e monumentos em Portugal que estão dotados ao abandono.
Percorremos aquelas ruínas numa tarde soalheira, mas solitária. Apenas os fantasmas do passado nos acompanharam no reconhecimento breve que fizemos por aquelas ruínas, das quais ainda é excepção a Igreja, principal monumento daquele conjunto onde é notória as obras de restauro.
A igreja de arquitectura românica, de uma só nave, data do século XII e fazia parte um mosteiro da Ordem Beneditina (segundo o investigador Manuel Luís Real dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho).
Apresenta uma cabeceira redonda com os cachorros esculpidos com motivos fitomórficos e zoomórficos em gárgulas. Está classificada como monumento nacional desde 1910.
O conjunto foi um antigo mosteiro beneditino o qual vai perdendo a sua importância até ao séc. XVI quando D.João III doa o mosteiro, aos frades da Companhia de Jesus, para aqui fundarem e construírem o seu Colégio de Coimbra.
O mosteiro de Sanfins tinha também uma comunidade que vivia dentro do couto e que recebia foros, rendas e primícias (de caça e pesca), cuja cobrança era particularmente severa.
Os habitantes do couto usufruíam de isenção do serviço militar e só eram obrigados a sair da área do mosteiro quando o rei, em pessoa, participasse no combate e exigisse por tal motivo a sua presença.
(42° 1’52.98″N 8°34’56.41″W) Friestas – Sanfins – Valença – Viana do Castelo – Minho – Portugal
“O olho vê somente o que a mente está preparada para aceitar e compreender.” – Henri Bergson
-______________________________________________________
O Mosteiro Beneditino de Sanfins

Popular Articles