back to top
Quarta-feira, Junho 12, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Nos 145 anos da ponte de Viana

VIANA DO CASTELO – A PONTE EIFFEL hoje reconhecida como património da cidade, constitui uma notável obra de engenharia e um belo exemplar da arquitetura do ferro do século XIX, sendo hoje um ex-libris da cidade de Viana do Castelo.
A estrutura, criada pelo engenheiro Gustave Eiffel, é um símbolo da arquitetura do ferro em Portugal, mede cerca de 645 metros de comprimento e foi considerada, na altura, uma obra monumental. É composta por dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário, que tem uma extensão de 562 metros e 8 metros de largura.
Inaugurada em 1878, a ponte metálica sobre o Rio Lima foi desenhada pela Casa Eiffel de Paris e substituiu a ponte em madeira que ligava o então terreiro de São Bento à margem esquerda do rio Lima, junto à capela de São Lourenço, na freguesia de Darque.
A empresa de Gustave Eiffel também foi encarregada pela construção, que foi dirigida pelos engenheiros João Matos e Boaventura Vieira. As obras começaram em março de 1877 e foram concluídas em maio do ano seguinte. A 30 de junho de 1878 foi inaugurado o troço ferroviário entre Darque e Caminha, entrando o troço ao serviço a 1 de julho.
Foto de Joaquim Rios
#vianadocastelo #eiffel #ponte #riolima #nortedeportugal

Popular Articles