back to top
Sexta-feira, Junho 21, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

A Santa Adelaide…casou duas vezes e foi traída pelo neto!

Não tem nada a ver com Arcozelo, em Gaia, esta santa Adelaide é mais antiga, nasceu no ano  931.
O seu pai era Rodolfo II, o rei da Borgonha.
Como ainda hoje pode acontecer, aos 16 anos, foi dada em casamento. Mais raro agora é ser “dada em casamento” ao rei da Itália, Lotário II.
Ora este Lotário não lhe deu nenhuma felicidade e acabou por morrer três anos após o casamento (em 950) dado que não teve esperteza para se livrar do envenenamento, ao que tudo indica, administrado pelo pelo duque Berengário de Ivreia, que queria tomar para si o reino de Lotário.

Aqui o Duque Berengário quis obrigar Adelaide a casar com o seu filho, mas ela recusou firmemente. Por isso, foi presa, a mando de Berengário, num castelo, onde mais tarde conseguiu fugir. Viajou para a Alemanha para pedir o auxílio de Otão I, rei da Alemanha.

As voltas que a vida dá

No Natal de 951, Otão casou-se com Adelaide, sendo em seguida proclamado rei da Itália que foi chamado pelo Papa João XII, após os Estados do Papa (sim, na altura o Papa tinha estados que precisavam de ser defendidos)  terem sido invadidos.

Acontece que Otão expulsou os invasores e, como recompensa pelo bem feito, recebeu a coroa imperial que tinha usado Carlos Magno, tendo nascido assim o chamado Sacro Império romano-germânico, que durou mais de oito séculos. Vejam bem o que dá ajudar o Papa numa invasão!

Santa Adelaide: a Imperatriz dos mais necessitados

Mas a vida dá tantas voltas e Adelaide mais uma vez ficou viúva, após a morte de Otão I. Exerceu o poder em nome do filho Otão II, que, neste período, ainda era muito novo para assumir o trono (973-978).

E voltou a governar novamente o Império entre os anos 991 a 996, até o neto Otão III assumir o trono. Consagrou os três últimos anos de sua vida promovendo o bem da Igreja e auxiliando os pobres e necessitados.

O Mosteiro de São Martinho de Tours
Refugiada na Borgonha, após Otão (o neto) se revoltar contra Adelaide (já naquele tempo a política era assim) esta conheceu Santo Odilo, com quem espalhou grandes benefícios pelos mosteiros franceses das regiões vizinhas. Uma das principais construções feitas por eles foi o Mosteiro de São Martinho de Tours, que acabou sendo destruído após um incêndio.

Páscoa
Sentindo o fim da vida, Adelaide pediu que a transportasse para o mosteiro de Selz, onde faleceu no dia 16 de dezembro de 999. Entre as “Grandes mulheres na História do mundo”, no primeiro milénio, está Santa Adelaide. Exemplo de mãe, princesa, imperatriz, rainha e cristã.

Minha oração

“Mesmo tão nobre soube se igualar aos mais fracos e necessitados, colocou toda a tua realeza em função daqueles que são os mais nobres para Cristo, ajudai a crescer em nossos corações o dom da caridade e da generosidade para que a sociedade cresça em solidariedade. Amém ”

Santa Adelaide, rogai por nós! 

16 de Janeiro – Santa Adelaide, a imperatriz

Popular Articles