back to top
Sexta-feira, Junho 21, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Paço da Giela nas Terras de Valdevez

O paço da Giela nas Terras de Valdevez, situa-se em local altaneiro, proporciona uma vista de inigualável beleza sobre a Vila e o Vale do Vez. Privilegiado pela Natureza que o envolve, constitui-se em uma habitação nobre de arquitetura acastelada, inscrita em meio rural, datada da Idade Média. O seu aspeto atual é resultado de duas grandes etapas construtivas: uma plenamente baixo-medieval, e outra, de inícios do século XVI.
A sua origem está profundamente ligada à formação da importante “Terra de Valdevez”. A edificação da “casa-torre” de Giela marca um novo momento de proteção e domínio senhorial e régio sobre a região, destacando o edifício pela sua profunda originalidade e importância.
Atualmente é visível a torre medieval bem como o corpo residencial, com janelas “manuelinas” e entrada fortificada, maioritariamente edificado no século XVI. A torre terá sido construída em meados do século XIV, substituindo uma pequena torre abandonada no século XI, e correspondendo a uma fase de ocupação de forte influência medieval e de vigor dos castelos.
Desde 2009 pertence à Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez abriu totalmente recuperado após um investimento de mais de 1,4 milhões de euros.
A inauguração foi em 11 de Julho de 2015, dia em que o município celebra os 500 anos do foral.
A intervenção dotou o imóvel de valências culturais e de promoção turística e insere-se num projecto para aquela área, constituída pelos edifícios classificados e uma quinta envolvente com 22 hectares, propriedade municipal, denominado de Parque Urbano do Paço de Giela.
Encontra-se classificada como Monumento Nacional desde 1910.
(41°50’58.79″N 08°24’29.62″W ) Giela – Arcos de Valdevez – Viana do Castelo – Minho -Portugal.
“Se quiser triunfar na vida, faça da perseverança, a sua melhor amiga; da experiência, o seu sábio conselheiro; da prudência, o seu irmão mais velho; e da esperança, o seu anjo guardião.“ – Joseph Addison
O paço da Giela nas Terras de valdevez

Popular Articles