back to top
Quarta-feira, Junho 12, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Serralves, a arte no Porto

PORTO – A Alameda dos liquidâmbares no Parque de Serralves deleita-nos com a sua cor, frescura e obras de arte escultórica. Os liquidâmbares (Liquidambar styraciflua) desta avenida foram plantados há mais de 80 anos ; é uma árvore com um tronco direito e acinzentado e folhas caducas que no outono têm colorações muito bonitas.

*

O tronco é abrigo para muitas aves que se alimentam dos seus frutos. Partimos da Colher de Jardineiro, uma obra dos artistas Claes Oldenburg e Coosje van Bruggen, sempre com olhar atento, para descobrir a Biodiversidade.

*

Esta bela alameda faz parte do Parque de Serralves, situado em pleno coração do Porto, e estende-se, a partir da Casa de Serralves, por 18 hectares e é composto por uma grande diversidade de magníficos espaços harmoniosamente interligados: jardins formais, matas e uma quinta tradicional.
*
O projecto para o jardim da Casa de Serralves foi encomendado pelo Conde de Vizela ao arquitecto Jacques Gréber em 1932, é uma referência singular no património da paisagem em Portugal, um verdadeiro refúgio para quem quer fugir à azáfama da cidade.
*

Ao visitar o Parque

Ao visitar o Parque, em qualquer um dos seus circuitos com diferentes percursos e durações, é uma oportunidade privilegiada para estar em contacto com a natureza e apreciar a grande diversidade de um património arbóreo e arbustivo composto por sensivelmente 200 espécies e variedade de plantas autóctones e exóticas ornamentais.
*
Além disso, os jardins e o parque são também cenário museográfico: numa visita ao parque poderá conhecer as esculturas – expostas em permanência – que são obras da Coleção da Fundação de Serralves.
Jardins da Casa de Serralves (41° 9’34.26″N 08°39’28.34″W) Porto – Região Norte – Portugal

“Apenas se vê bem com o coração, pois nas horas graves os olhos ficam cegos.” – Antoine de Saint-Exupéry

Popular Articles