back to top
Terça-feira, Junho 25, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Santa Maria da Assunção ou igreja de Nossa Senhora do Sardão

BRAGANÇA – Dentro das muralhas do Castelo de Bragança, na área central da cidadela, entre a Torre de Menagem e o Domus Municipal encontramos a Igreja de Santa Maria da Assunção, também conhecida popularmente por Nossa Senhora do Sardão, por a imagem ter sido encontrada num Sardoal.

*

De origem românica (Séc. XIII) e considerada a mais antiga da cidade de Bragança, a igreja foi muito alterada a partir do séc. XVI, obtendo-se como resultado final, dois séculos depois, uma expressão do estilo barroco.

*

Exteriormente o mais marcante é a torre do sino e a porta principal, esculpida em pedra e enquadrada entre colunas salomônicas virou-se e muito ornamentadas.

*

O interior é composto de três naves e basilical, com várias capelas laterais e coro alto. Está coberto por uma cúpula de madeira inteiramente decorada com pinturas murais do século XVIII.

*

As capelas incluem os dois Capela Figueiredos (com um retábulo renascentista dedicado à N. Sra dos Prazeres) e a Capela de Santo Estevão (cujo retábulo foi encomendado por Lopo de Magalhães, no final do século XVII).

*

O altar é dominado por um retábulo barroco que abriga a imagem de Santa Maria de Magdalena, obra de Gregorio Hernández.

(41°48’13.21″N 06°44’56.67″W) Cidadela do Castelo – Bragança – Nordeste – Trás-os-Montes – Região Norte – Portugal

“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” – Ayrton Senna

Popular Articles