back to top
Sexta-feira, Junho 21, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Basílica Menor de Santo Cristo de Outeiro

Basílica Menor de Santo Cristo de Outeiro – Ao percorrer as aldeias e vilas do interior de Trás-Os-Montes deparamo-nos com monumentos fantásticos, em locais que em tempos idos foram centros importantes e de relevo nacional, como é a aldeia de Outeiro que foi a primeira aldeia de Portugal a ter uma Basílica.
A construção da Basílica Menor de Santo Cristo foi Iniciada em 1698 em resultado de um milagre ocorrido numa pequena capela que se encontra ao lado, no qual a imagem do Santo Cristo, na precedente capela do Santo Cristo, suou sangue.
Apesar de o templo estar aberto ao culto desde o dia 3 de maio de 1713, só foi efetivamente concluído em 1739.
A arquitetura do templo distingue-se pela simetria e equilíbrio de proporções. Segue propositadamente um modelo barroco inspirado na arquitetura manuelina, tendo como fonte principal a igreja do Mosteiro de Santa Maria de Belém, numa tentativa de reviver o período áureo dos descobrimentos antes do domínio filipino.
A grandiosa fachada principal inspira-se na igreja do Mosteiro de São Vicente de Fora. É rasgada por um magnífico portal geminado, encimado por uma grande rosácea e flanqueada por duas torres sineiras com remate piramidal.
No interior, de gosto barroco que é típico das igrejas-salão, sobressaem os altares de preciosa talha barroca policromada e dourada.
Na sacristia destacam-se as pinturas de caixotões pelo pintor valisoletano Damião Bustamante, realizadas em 1768 e seguindo também uma tendência revivalista seiscentista
(41°41’1.14″N 06°36’2.88″W) Outeiro – Bragança – Trás-Os-Montes – Portugal

“Viver é acalentar sonhos e esperanças, é buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz!” – Mario Quintana

Basílica Menor de Santo Cristo de Outeiro

Popular Articles