back to top
Terça-feira, Junho 25, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Praça da Sé em Bragança

Praça da Sé em Bragança – No coração da cidade de Bragança, a Praça da Sé é um local incontornável de quem visita esta cidade do Nordeste Transmontano.

O crescimento da malha urbana, nos fins do séc. XV, devia já chegar a esta praça.

Em quinhentos (na segunda metade) e, em especial, em seiscentos, dá-se um alargamento acentuado da área urbana.

No séc. XVIII, o aumento populacional e o acréscimo da importância económica e administrativa da urbe são responsáveis por significativas alterações que afectam, sobretudo, as artérias mais dinâmicas (ruas de Trás e Direita e praça da Sé).

Praça da Sé em Bragança, o centro da urbe

A praça da Sé – dominada pela igreja – a partir dos últimos anos do séc. XVIII, tornou-se progressivamente o “coração da urbe”. Em 1864 ainda aí funcionava um mercado diário de “cereais e todos os géneros comestíveis”.

Nos fins do Séc. XVII, no centro da praça foi ali erigida a emblemática cruz, conhecida localmente como o “Cruzeiro” – precoce peça escultórica de fuste serpenteado e decorado com motivos vegetalistas para substituir uma outra aí existente.

O Redondo na praça da Sé em Bragança

Entretanto e já mais recentemente foi edificado um peculiar edifício, que contrasta não só pela cor, mas também pela arquitectura desta praça histórica e central da cidade, este emblemático edifício, por alguns designado como “Redondo”, foi ocupado em 1911 pelo Centro Republicano Emídio Garcia (fusão do Centro Republicano com o Clube de Caçadores).

Só em 1935 viu o seu nome alterado para Clube de Bragança, após a revisão dos estatutos. A sua existência remonta à implementação da República, altura em que surgiram centros para debater e difundir os ideais republicanos em todo o país. Ali se organizou também a 1.ª feira livro em 1981, além de récitas, concertos, palestras, etc.

Na história do clube houve momentos de glória e de intenso dinamismo, muito particularmente nos anos posteriores ao 25 de abril de 1974, sendo famoso e conhecido pelas suas festas de fim de ano e Carnaval.

Hoje, assiste-se à revitalização do Clube enquanto associação recreativa, cultural e desportiva. Destaca-se no piso térreo o café Chave d’Ouro, a funcionar neste espaço desde os anos 20 e local de encontro dos brigantinos há várias gerações.

O edifício divide no lado nascente a entrada/saída da praça em duas ruas a da direita, a Rua Combatentes da Grande Guerra também conhecida como “Rua Direita”, a sua esquerda a Rua Abílio Beça.

Centro Arte Contemporânea Graça Morais

Na rua Abílio Beça, bem em frente ao Clube de Bragança, encontramos o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, edifício projectado por Souto Moura onde se encontram expostas as obras da pintora transmontana Graça Morais e exposições temporárias de vários artistas.

“Nunca pares de acreditar na esperança, porque milagres acontecem todos os dias” – não conheço Autor, se alguém souber deixe nos comentários!

Como chegar à Praça da Sé em Bragança

Praça da Sé (41°48’21.63″N 06°45’24.21″W) Praça da Sé – Bragança – Trás-os-Montes – Portugal

#Cruzeiro#PracaDaSe#Se#Monumentos#Arte#Redondo#ClubeDeBranganca#ChaveDeOuro#CentroRepublicano#Igreja# #TasOsMontes#Bragança#Portugal

AUTOR: Daniel Jorge https://www.facebook.com/fotos.djtc

Popular Articles