back to top
Terça-feira, Junho 25, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

A Igreja Matriz de Monção

A Igreja Matriz de Monção exibe um magnifico portal axial da Igreja construído em 1308 e é exemplar da arquitectura existente a norte de Portugal, onde a linguagem românica persistiu até tarde.
A Igreja Matriz de Monção, também chamada de Igreja de Santa Maria dos Anjos, é um exemplar de arquitectura religiosa, gótica, manuelina, maneirista e barroca.
Igreja gótica de planta longitudinal, composta de nave única, fachada principal em empena com portal de arco pleno e três arquivoltas, remodelada interiormente no séc. XVI/XVII, com feitura de novo arco triunfal e pinturas murais, com capela funerária manuelina e maneirista, ostentando retábulo de talha dourada, barroca, de estilo nacional, e o mor joanino e um outro de talha policroma.

Fachada Gótica

Fachada principal com pórtico gótico e óculos rasgados posteriormente.
Integra capela funerária manuelina de grande riqueza decorativa no arco cairelado, abóbada artesoada, com nervuras, espaço entre os liernes e bocetes esculpidos, e arcosólio.

VER TAMBÉM

– túmulo epigrafado com estátua jacente de vestes religiosas,

– almofadas e pano trabalhado com grande leveza e finura de traço.

– Capela lateral com túmulo de Deuladeu, símbolo da resistência local aos castelhanos, maneirista, de abóbada artesoada, com túmulos de essas epigrafados e tampas sepulcrais epigrafadas, com portas de duas almofadas, em talha, revelando um trabalho de superior qualidade e retábulo barroco de estilo nacional.

Destacam-se ainda os frescos quinhentistas junto ao arco triunfal;

o retábulo-mor com invulgar imagem da Santíssima Trindade;

a imagem colossal de São Cristóvão, apresentando uma dimensão e iconografia bem característica deste Santo nas zonas raianas do Alto Minho

e o tecto do guarda-vento entalhado e com pintura de Santa Maria dos Anjos.

Localização:

(42° 4’44.10″N 8°28’48.39″W) Rua de João Pinho – Monção – Viana do Castelo – Minho – Portugal
_____________________________________________________________________________________
“O infeliz fecha os olhos para morrer; o feliz fecha os olhos para viver. Ninguém vive de olhos abertos.” Pedro Chagas Freitas
RN – A Igreja Matriz de Monção

Popular Articles