back to top
Quinta-feira, Junho 13, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

O Solar da Loureira em Gondarém

GONDARÉM – É um encanto percorrer as várias localidades do “verde Minho”, a cada passo encontramos belas pérolas de arquitetura civil, como é o magnifico Solar da Loureira na freguesia de Gondarém a meio caminho entre Caminha e Vila Nova de Cerveira.
+
Esta fantástica residência senhorial datada do século XVIII, presenteia-nos um interessante conjunto arquitetónico barroco, traça de Nasoni, típica do Minho.
+
Esta bela residência apalaçada, apesar de ter propriedade privada, merece uma visita, pelo menos ao exterior. Através do portão em ferro é possível visualizar o bonito pátio murado onde se destaca a galeria superior alpendrada e uma torre com janelas góticas, adjunta a direita do corpo principal do Solar.
*
No pátio fronteiro ao portão existe uma fonte revestida a azulejos e o original relógio de sol. Fora do pátio, na parte anterior ao majestoso portão encimado com o Brasão da família, e no coroamento das colunas duas estátuas em granito, merece atenção um interessante chafariz barroco, trasladado do convento franciscano de São Paio do Monte para este local em 1899, e a capela que ladeia o lado norte da casa.
(41°55’0.98″N 08°45’30.63″W) Gondarém – Vila Nova de Cerveira – Viana do Castelo – Minho – Portugal

“Seja lento na escolha de um amigo, e mais lento na mudança. “ – Benjamin Franklin

Artigo anterior
Próximo artigo

Popular Articles