back to top
Quarta-feira, Junho 12, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

O Convento dos Lóios da Feira

SANTA MARIA DA FEIRA – Convento dos Lóios, ou Convento do Espírito Santo, pertence a um grupo monumental edificado no centro da cidade, perto do Castelo, atualmente o Convento de Lóios alberga o Museu Regional.
Promove exposições a nível nacional e internacional nas áreas da pintura, arqueologia, história e história da arte. Explicando a origem do homem, evolução e desenvolvimento das Terras de Santa Maria..
O convento foi construído por iniciativa do 3º conde da Feira, D. Manuel Pereira, mas foi o seu filho, o 4º conde da Feira, Diogo Pereira e sua esposa, Ana de Menezes, que assumiram o testemunho de devoção a São João Evangelista.
Data de 1549 a petição ao Capítulo Geral para que se recolhessem as rendas necessárias à fundação do “Colégio dos Cónegos Seculares de São João Evangelista”, também referidos como Cónegos Azuis, ou Frades Lóios.
Finalmente, em 1560, no “(…) dia de S. João, sexta-feira, ante porta latina”, foi colocada a primeira pedra “assistindo toda a gente desta nobre vila”, no sítio da ermida dedicada ao Espírito Santo. E passados alguns séculos passou a ter a função de convento.
O conjunto conventual desenvolve-se numa planta retangular, em que o convento se situa a sul, e ao centro deste estão os claustros de planta quadrangular. A igreja denominada de Lóios, servindo de Matriz da vila, situa-se a norte, antecedida por uma escadaria monumental de duplo arranque. A meio, apresenta um cruzeiro compósito, datado de 1746, e, no lajeado, incrustaram-se campas datadas do século XVI.
O plano inferior da escadaria integra um chafariz de tipo seiscentista, de tanque de forma quadrilobada, taças sobrepostas, rematado por uma esfera armilar.
(40°55’26.11″N 8°32’30.83″W) R. Dr. Santos Carneiro – Santa Maria da Feira – Aveiro – Região Centro– Portugal
“A esperança é um alimento da nossa alma, ao qual se mistura sempre o veneno do medo.” – Voltaire
O Convento dos Lóios da Feira

Popular Articles