back to top
Sábado, Junho 15, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Torre Sineira da Igreja de Santo António da Torre Velha

PONTE DE LIMA – Por terras de Ponte de lima, ao final da velha ponte Romana/ medieval encontramos um templo dedicado a Santo António, com uma curiosa torre sineira de estilo tardo-barroco, com grande altura, e coberta por cúpula adelgaçada típica de algumas regiões do distrito, e com enormes gárgulas de canhão.

Este templo está erigido na saída do lado norte da ponte, remonta a uma antiga ermida, documentada desde o século XVIII, sob a invocação de Nossa Senhora da Esperança e, posteriormente da de Nossa Senhora do Carmo.
A sua actual feição resulta de uma (re)construída na transição do séc. XVIII para o XIX, em estilo tardo-barroco, com planta composta por nave, capela-mor, sacristia e torre sineira adossadas em eixo.
*

Igreja Santo António da Torre Velha

A igreja e a torre da primitiva cerca medieval da povoação coabitaram até meados do século XIX, altura em que esta última foi demolida, surgindo assim a designação de “Igreja de Santo António da Torre Velha”.
*
A Igreja de Santo António da Torre Velha possui um frontão contracurvado é coroada por cruz latina revestida de azulejos azuis e brancos e rasgada por um portal em verga recta e encimada por uma moldura, um óculo recortado e duas pequenas janelas rectangulares gradeadas e pináculos de remate das pilastras laterais.
*
Na fachada posterior, destaca-se a torre sineira quadrada com quatro sinos, de três registos, definidos por friso e cornija, rematando em platibanda vazada de cantaria com fogaréus sobre plintos paralelepipédicos nos cunhais com cobertura em cúpula bolbosa facetada coroada por cruz em ferro; nos ângulos sob o remate, existem gárgulas de canhão.
*
No interior da igreja encontramos fabulosos retábulos laterais e retábulo-mor em talha tardo-barroca.
Este templo bem como o seu antecedente, sempre foram ponto de passagem e integra um dos caminhos portugueses a caminho de Santiago.
(41°46’10.88″N 08°35’16.33″W) Rua da Oliveirinha – Ponte de Lima – Viana do Castelo – Minho – Região Norte – Portugal

“Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.” – Oscar Wilde

Popular Articles