back to top
Terça-feira, Junho 25, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Chamosinhos – a ponte romana

A Ponte Romano/medieval de Chamosinhos, também conhecida Ponte Velha de São Pedro da Torre, com um só arco atravessa o rio Torto, e integrava a antiga estrada romana “Per Loca Marítima” que subia a margem esquerda do rio Minho e passava nesta ponte, posteriormente passou a ser relevante no caminho medieval entre S. Pedro da Torre e Valença, e consequentemente situada no caminho de Santiago, vindo de Barcelos, passando por V. N. Cerveira e São Pedro da Torre.
*
É mais um dos muitos casos de estruturas de passagem de origem Romana reutilizadas e reformuladas na época baixo-medieval. É, também, um dos mais claros exemplos da modéstia e simplicidade com que grande parte destas velhas pontes Romanas foram refeitas nos primeiros séculos da Nacionalidade, a ponto de não possuírem características precisas, românicas ou góticas – um facto que origina grandes dificuldades de catalogação e de abordagem cronológica.
De qualquer forma segundo alguns estudiosos, durante a época romana, esta zona fazia parte do eixo Lima-Minho, estrada que ligava Braga ao noroeste peninsular, e era ponto de passagem. Nas imediações, na localidade de Chamosinhos, encontram-se vestígios de estruturas romanas, nomeadamente um marco Miliário.
A ponte foi reconstruída entre os séculos XIII e XIV. A rampa dupla, que não era totalmente horizontal, sofreu algumas intervenções para sustentar a estrutura. Embora tenha mantido o seu arco romano semiperfeito, tendo sido colocada a meio da ponte uma cruz de pedra granítica com imagem de Cristo em madeira pintada. O facto de as aduelas serem “longas e estreitas” indica que a ponte foi reconstruída. As reformas medievais da época afectaram os territórios orientais, permitindo mais migração humana e ajudando a apoiar o tráfego comercial inter-regional, fundamentando a ideia de que a ponte foi reconstruída na época.
(41°59’15.55″N 08°40’7.25″W) Chamosinhos – São Pedro da Torre – Valença – Viana do Castelo – Minho – Região Norte – Portugal

“Ser bom é fácil. O difícil é ser justo.” – Victor Hugo

Popular Articles