back to top
Sábado, Junho 15, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Arribas do Rio Douro

O Majestoso Rio Douro visto do miradouro do Castro de São João das Arribas. O Miradouro do Castro de São João das Arribas situa-se num Castro da idade do ferro, com uma forte componente romanizada. São as arribas do rio Douro.
Segundo alguns arqueólogos “Este castro poderia ter sido ocupado nas idades do Bronze, do Ferro, e posteriormente romanizado. Teve ainda utilização na Idade Média.”
Em plena Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, o rio Douro cavou um profundo e escarpado vale que, ao longo de largas dezenas de quilómetros, serve de fronteira natural entre Portugal e a Espanha. Para proteger o enorme legado natural desta região da Península Ibérica foi criado o Parque Natural do Douro Internacional, em Portugal, e o Parque Natural das Arribas do Douro (Arribes del Duero), na Espanha. Em ambos os parques naturais tem à sua espera um Douro selvagem encaixado entre esmagadoras arribas e, para apreciar toda a sua beleza, nada melhor do que visitar os soberbos Miradouros do Parque Natural do Douro Internacional e Arribas do Douro.
As paisagens do Douro Internacional e das Arribas do Douro são de tal forma esmagadoras que até já lhe valeram o epíteto de “Grand Canyon da Europa “. É certo que a escala é completamente distinta, mas no que a deslumbramento diz respeito, não lhe fica nada atrás.
Por aqui podemos alem da fantástica paisagem, também observar entre outos, a Águia-Real (Aquilla chrysaetos) o maior predador alado da Europa, a sua presença só é possível pela abundância e inacessibilidade dos afloramentos rochosos das arribas do Douro, que proporcionam a tranquilidade de que esta espécie necessita durante o período de nidificação.
O Parque Natural do Douro Internacional fica localizado no Nordeste Transmontano, mais concretamente no Planalto Mirandês. Abrange territórios de 4 municípios, nomeadamente Miranda do Douro e Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo. O Parque Natural das Arribas do Douro fica localizado a oeste das províncias espanholas de Zamora e Salamanca.
Informação obtida no site da Câmara Municipal de Miranda do Douro.
(41°32’22.20″N 06°13’20.88″W) Castro de São João das Arribas – Aldeia Nova – Miranda do Douro – Bragança – Trás-os-Montes – Região Norte – Portugal
“A vida é uma série de colisões com o futuro, não é uma soma do que temos sido, e sim do que desejamos ser.“ – José Ortega Y Gasset
O Majestoso Rio Douro

Popular Articles