back to top
Terça-feira, Junho 25, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

A aldeia de Favais na serra de Alvadia

RIBEIRA DE PENA – Na pacata aldeia de Favais, encravada nas encostas da Serra de Alvadia, o tempo parece não passar, e pelas suas ruas ainda nos podemos cruzar belos exemplares de gado vacum, que continuam a ser o sustento e também a força necessária para se trabalharem os campos agrícolas.
Num passeio pelas terras de Ribeira de Pena descobrimos esta pequena aldeia de casa de granito, a sua população dedica-se a uma agricultura de subsistência, e ainda se vislumbram casas cobertas de colmo, e com sorte se chove poderemos ver as “croças” também à que lhe chame de coroças ou palhoças, são umas capas ou casacões de junco ou de palha que protegem os pastores dos invernos rigorosos.
Ao percorrer os caminhos desta serra pudemos ver rebanhos de cabras que teimam retirar o seu alimento da parca erva que nasce entre as pedras e fragas de granito que cobrem a serra.
Nesta zona agreste da serra a actividade principal da população de Favais continua ainda hoje a ser a agricultura e a pastorícia, pois pouco mais concede esta região.
Ligada a esta actividade, a etnografia é aqui muito rica. As casas tipicamente rurais, cobertas de colmo, os espigueiros de pedra que servem para guardar cereais, os instrumentos agrícolas, tudo ainda se vai mantendo nesta freguesia, lembrando os costumes passados e culturalmente tão ricos da região.
(41°27’25.05″N 07°46’22.61″W) Favais – Alvadia -Ribeira de Pena – Vila Real – Alto Trás-os-Montes – Portugal
“As pessoas só veem aquilo que estão preparadas para ver.“ – Ralph Waldo Emerson

Popular Articles