back to top
Quinta-feira, Junho 13, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

A ponte de Gimonde

BRAGANÇA – A Ponte de Gimonde, também conhecida como Ponte Velha, atravessa o rio Malara, e é uma antiga Ponte Romana edificada durante o processo de romanização desta região do Noroeste Peninsular, e integrava a denominada Via XVII, que estabelecia a ligação entre Bracara Augusta(Braga) e Asturica Augusta(Astorga), passando por Aquae Flaviae(Chaves) e que serviria de igual modo os habitantes do Castro de Gimonde, onde foram identificados e recolhidos inúmeros vestígios de ocupação romana.
*
A sua estrutura original foi sendo alterada ao longo dos séculos, nomeadamente durante a Idade Média, sendo bem visível a técnica medieval, de tabuleiro em cavalete suave, com seis arcos de meio ponto e talhamares a montante e a jusante.
*
A sua superestrutura e guardas são construídas em pedra xistenta, assentando as suas fundações, superficialmente, no maciço rochoso de xisto.
*
É de referir a grande importância que esta ponte tinha durante o período medievo, pelo facto de ter sido então utilizada pelos peregrinos que se deslocavam a Santiago de Compostela.
*
Em primeiro plano as poldras que foi e talvez ainda seja para os mais corajosos, uma forma ancestral de atravessar cursos de água, e são utilizadas em várias zonas de Portugal, estas ao contrario de outras zonas já são “modernas” nos ancestrais pedras graníticas, mas blocos de argamassa de cimento.
*
As poldras são cada uma das pedras que formam, de uma margem à outra de um rio, um caminho que pode ser percorrido a pé.
(41°48’12.89″N 6°41’50.27″W) Gimonde – Bragança – Trás-os-Montes – Região Norte – Portugal
“Nunca troques o que queres na vida pelo o que tu mais queres no momento. Pois os momentos passam, mas a vida continua.” – Renato Russo

Popular Articles