back to top
Sexta-feira, Junho 21, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

A ponte velha de Mirandela

A ponte velha de Mirandela – Esta magnifica ponte é também conhecida como Ponte sobre o rio Tua ou Ponte Medieval de Mirandela; é uma ponte de estilo românico que cruza o Rio Tua no coração da cidade.
Na ponte há indícios da existência de uma ponte romana ou da Idade Média, devido às marcas de canteiros nos arcos originais. A data da sua construção da atual ponte não é determinada, mas acredita-se que terá sido levantada nos finais do século XV ou início do século XVI.
No ano de 1514 encontrava-se em construção, e em 1536 tinha sido concluída.
Segundo alguns estudiosos, o imperador romano Trajano mandou construir a ponte romana original em Caladunum nome do povoado romano, atual Mirandela.
No século XVI, no reinado de D. Manuel I, dá-se a construção da atual ponte com vinte arcos. Até à década do século XX, foi utilizada como rodovia, passando mais tarde a ser utilizada para uso pedonal.
Até 1886, a ponte de Mirandela apresentava 20 arcos visíveis, mas anterior a esta data terá sido possível que tenha tido 22 arcos. De 1866 a finais de 1909 passou a ter somente 19 arcos, pois um deles, situado do lado da cidade, ficou soterrado.

Reforço da ponte em 1909

Com as cheias de 23 de Dezembro de 1909, quatro dos vinte arcos caíram, tendo sido necessário a construção de dois arcos quebrados com maiores vãos. Foi necessário reforçar a ponte com talha-mares triangulares em ambos os lados.
Atualmente, possui um gradeamento de ferro que forma uma quadrícula. Grandes estruturas de ferro pintadas de verde fazem iluminação da ponte através de lanternas, colocadas nas laterais sobre os arcos.
Inicialmente a ponte tinha um comprimento aproximado de 270 metros; após as cheias o comprimento da ponte ficou reduzido a 228,5 metros. A largura média do seu leito, antes das obras de modificação de 1876-1878, variava entre 4,8 metros e 5,3 metros.
O tabuleiro da ponte era plano e lajeado. É também um dos pontos atrativos da cidade de Mirandela, e serve exclusivamente para uso pedonal.
Ao centro do tabuleiro eram visíveis dois nichos, um do lado norte com a imagem de Nossa Senhora do Amparo e outro do lado sul com uma imagem de Nossa Senhora dos Aflitos. Na última reparação, em Outubro de 1876, estes nichos foram retirados.
A Ponte sobre o rio Tua está, desde 1910, classificada como Monumento nacional.

Localização:

(41°29’5.65″N 7°11’5.82″W) Mirandela – Bragança – Trás-os-Montes – Portugal
_______________________
RN – A Ponte Velha de Mirandela
________________________________________________________________
Detalhes… no reino encantado de Trás-os-Montes… Ponte Velha de Mirandela…
“O homem é uma grande e sublime criatura, por mais que digam filósofos.“ – Almeida Garrett

Popular Articles