back to top
Quinta-feira, Junho 13, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Igreja do Bom Jesus do Calvário de Gondarém

Igreja do Bom Jesus do calvário de Gondarém – Deambulando por terras de Vila Nova de Cerveira, na freguesia de Gondarém deparamos com um vasto património arquitectónico e um riquíssimo património Religioso.
Situada num local alto, com uma vista lindíssima e uma envolvente natural esplêndida, encontramos a Igreja de Bom Jesus do Calvário, hoje em dias mais conhecida localmente como por S. Paio depois de ter recebido a imagem deste santo datada do Séc. XVI, proveniente do convento de Loivo.
É um templo barroco que foi construído no século XVIII. Alias é interessante notar, que com as suas quatro capelas e o seu longo escadório de várias centenas de degraus, este pequeno templo foi edificado tendo o Bom Jesus de Braga como fonte de inspiração.
O pequeno templo com uma torre que remata em cúpula de forma esquia, de traça barroca, bem patente no contracurvado da fachada e nos motivos decorativos que ornam a parte superior da porta principal e a janela que se lhe sobrepõe.
No interior podemos observar um altar em talha que obedece a gramática rocaille, o quadro representativo do calvário, com Cristo crucificado e as figuras de duas Santas a ladearem Nossa Senhora.
Segundo a investigador Carlos A. Brochado de Almeida, “é no interior deste templo que repousam desde 1923, os ossos dos frades Franciscanos que haviam sido enterrados no Convento de S. Paio”
Informação obtida numa publicação do Diário do Minho
(41°54’55.07″N 8°45’15.93″W) Gondarém – Vila Nova de Cerveira – Viana do Castelo – Minho – Região Norte – Portugal
“O presente não é um passado em potência, ele é o momento da escolha e da acção.” – Simone de Beauvoir
Igreja do Bom Jesus do calvário de Gondarém
#gondarém #cerveira #minho #igreja #bomjesus

Popular Articles