back to top
Quarta-feira, Junho 12, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Mosteiro de Vila Boa de Quires

Mosteiro de Vila Boa de Quires – A janela mainelada, dotada de tímpano com cruz vazada, é enquadrada por arquivoltas alongadas, assentes sobre colunas com capitéis esculpidos da fachada principal da Igreja de Santo André de Vila Boa de Quires.
A fachada principal da Igreja, encontra-se, ao nível da composição, entre as mais elaboradas da região do Baixo Tâmega. Ao pórtico sobrepõe-se um janelão, lembrando em alguns aspectos a frontaria de Paço de Sousa, embora aqui estejamos diante de um edifício composto por uma só nave, pelo que a maior elevação da zona central da fachada, criando uma ilusória diferenciação de cérceas, deve-se exclusivamente às dimensões, talvez um pouco desmesuradas, da janela dotada de um mainel de secção poligonal, indício evidente de uma cronologia avançada, já entrada no período gótico.
O tímpano está decorado com uma cruz vazada. Esta é envolvida por um conjunto de três arquivoltas alongadas, cujas colunas apresentam capitéis com motivos vegetalistas idênticos do lado esquerdo.
Do outro lado, os capitéis são todos diferentes, mostrando o mais interior animais afrontados na aresta, o do centro uma pequena máscara no ângulo superior (talvez um monge? ) e o mais exterior aquilo que parece ser uma ‚gura humana, estilizada (uma carranca?).
Sobre um território amplo e fértil em que se desvenda o Tâmega, esta Igreja é reveladora da opulência histórica, arquitectónica e social que outrora marcou Vila Boa de Quires.
Os documentos históricos remetem para a uma possível fundação no século XI/XII, destacando-se, no ano de 1118, a referência enquanto instituição monástica – o monasterium que dicent Villa Bona de Queiriz -, descrição que aparece pelo menos até ao ano de 1258.
Os elementos arquitectónicos desta Igreja, dedicada a Santo André, remetem para o segundo quartel do século XIII. Merece especial atenção a fachada principal, uma das mais elaboradas do Baixo Tâmega, com esquema semelhante à Igreja de Barrô (Resende).
O portal, estilisticamente aproximado ao Mosteiro de Paço de Sousa (Penafiel), ostenta capitéis ornamentados com motivos simétricos de sabor vegetalista e mísulas que assumem a forma de cabeças de bovídeos.
A Igreja de Vila Boa de Quires é composta por nave única e capela-mor rectangular, evidenciando-se elementos arquitectónicos com grande riqueza escultórica.
A Igreja de Santo André de Vila Boa de Quires integra a Chamada Rota do Românico (Rota do Românico – Percurso “Vale do Tâmega”) (http://www.rotadoromanico.com/)
(41°12’29.29″N 08°12’5.26″W) Vila Boa de Quires – Marco de Canaveses – Porto – Região Norte – Portugal
“Devemos construir diques de coragem para conter a correnteza do medo.” – Martin Luther King
Mosteiro de Vila Boa de Quires
#mosteiro #catholic

Popular Articles