back to top
Terça-feira, Junho 25, 2024

Novidades

Notícias Relacionadas

Do Castelo de Mirandela

MIRANDELA – O Castelo de Mirandela, no Alto Trás-os-Montes, localizava-se em posição dominante sobre a povoação medieval, às margens do rio Tua, sendo ao longo dos tempos “engolido” pelo progresso, e hoje, dele resta apenas a Porta de Santo António, um dos cartões-postais da cidade.

*

Segundo reza a história, a primeira grande campanha construtiva vivida pela vila data do reinado de D. Dinis, quando a povoação foi transferida para o seu actual local no final do séc. XIII, tendo este soberano concedido foral e delimitando os limites do Concelho em Março de 1291 nas cortes de Coimbra.
*
Acredita-se que o soberano tenha determinado edificar um castelo no topo da elevação, onde posteriormente foi erguido o Palácio dos Távoras.
*
Este castelo seria constituído por uma simples torre de menagem protegida por uma barbacã. Durante a crise de 1383-1385 a vila e seu castelo tomaram o partido pelo Mestre de Avis.
*
No início do século XVIII, o Padre António Carvalho da Costa registou: “A villa de Mirandela cerquada e a cerqua em partes deribada” (Corografia Portuguesa e descripçam topographica do famoso Reyno de Portugal. Lisboa, 1712.)
*
Outro autor contemporâneo, J. Alvarez Colmenar, refere Mirandela como localizada às margens do rio Tua, defendida por um castelo (1715).
*
Com a perda de sua função estratégico-defensiva, e o desenvolvimento económico da região, o progresso urbano rompeu a cintura de muralhas medievais, que deram lugar a ruas e novas residências solarengas, processo que se acelerou no último quartel do século XIX.
(41°29’8.05″N 7°10’58.31″W) – Mirandela – Bragança -Trás-os-Montes – Região Norte – Portugal

“O esforço só é expresso em recompensa, quando uma pessoa se recusa a desistir.” – Napoleon Hill

Popular Articles